A paixão e a criatividade são fundamentais, afirmam Piccioli e Galliano.
Na manhã do dia 05 de maio tive a oportunidade de poder assistir a conferência de Anna Wintour com John Galliano e confesso que além de toda a minha animação de poder ver um dos maiores nomes da moda, a sua fala sobre a liberdade de criação me cativou e traz uma importância enorme para os designers, "lutarei até o fim pela liberdade criativa", afirmou. Galliano foi protagonista por muitos anos na casa Dior como estilista com coleções impecáveis e que hoje nos surpreende a cada coleção para a marca Margiela.
Tive também a oportunidade de acompanhar no dia 06 de maio, a conferência com Pierpaolo Piccioli atual estilista da Valentino, Francesco Risso atual estilita da Marni e Jacquemus. A importância da criatividade, da consciência do desperdício gerado pela indústria e os desfiles virtuais foram os principais tópicos das conferências. Grande parte dos estilistas estão preocupados com o futuro, vemos essa preocupação também no nosso mercado nacional e o grande diferencial apontado por eles para o futuro das marcas e das pessoas que trabalham com moda é a paixão. É continuar seguindo em frente e deixar a criatividade fluir.
Sim a indústria da moda reúne apaixonados, pessoas que realmente amam o que fazem e por isso não medem esforços nem horas de trabalho, como Pierpaolo Piccioli declarou “a ideia não é só entregar coisas, não é entregar roupa nova: é entregar novos sonhos e emoções para um novo momento." A editora chefe da Vogue Paris, Emmanuelle Alt, falou sobe o desfile de alta-costura de Piccioli para primavera/verão de 2019 sobre o seu novo posicionamento em relação ao desenvolvimento e apresentação da coleção no casting. Essa ideia está ligada ao que Piccioli está fazendo para construir uma comunidade em torno da Valentino. “A ideia de comunidade é o novo mundo”, afirmou. “Acho que a comunidade significa um grupo de pessoas que compartilham os mesmos valores que você. É muito diferente do lifestyle, a palavra da última década.” A palavra lifestyle não traduz o sentimento de pertencimento e sim o sonho da moda. “Lifestyle é uma palavra que significa que um grupo de pessoas está compartilhando a superfície, a comunidade significa compartilhar valores. Sinto que agora, mais que nunca, precisamos ser comunidades de pessoas que compartilham os mesmos valores” afirmou.

Valentino SS20 - Vogue Runway
Enquanto que, Galliano, desabafou a respeito de ficar isolado por tanto tempo e por toda a situação que todos nós estamos passando. Disse também que, está trabalhando com uma equipe bem reduzida e que tem se dedicado bastante nesse período. A marca Margiela já traz o “upcycling” como um processo de criação, Martin Margiela sempre foi fascinado por peças vintages e por muitos anos ele fazia replicas de algumas peças para sua marca. Com a entrada de John Galliano, essa filosofia de trazer o vintage para novas coleções se manteve, o processo é extremamente lúdico, como o próprio estilista disse “nós desmontamos as peças e depois as remontamos, é como aquelas brincadeiras infantis de desmontar e remontar robôs”.

Anna Wintour finalizou a entrevista perguntando qual é o segredo que ele tem para superar todas as crises que já enfrentou na vida, John Galliano responde de maneira simples e honesta que o grande segredo para superar qualquer desafio é ser apaixonado pelo o que faz. Uma mensagem muito forte para continuarmos firmes naquilo que acreditamos. Pierpaolo Piccioli, também afirmou para Emmanuelle Alt que o maior segredo para realizar moda é ser apaixonado por ela e que esse atual momento é com certeza um momento de se pensar de maneira diferente. Disse também que a moda também é uma responsabilidade social, precisamos estar atentos e responsáveis em deixar as pessoas sonharem.
John Galliano, Pierpaolo Piccioli, Marc Jacobs, Virgirl carregam a mesma mensagem sobre liberdade criativa, sonhos e paixão. Então essa é a mensagem que transmito para vocês, continuem acreditando de forma apaixonada pelos seus sonhos. Momentos difíceis passarão e juntos de forma consciente e criativa viveremos uma realidade com muito mais esperança.