FEITO NO BRASIL

Atualizado: 21 de ago. de 2020

O nosso país é rico em diversidade, em cultura, em fauna, flora. É um país que pulsa vida e mesmo com todas as adversidades governamentais, ainda sim o povo brasileiro mostra o seu melhor. E não poderia ser diferente no design, na arte e na moda.

Nem todas as marcas conseguem a exposição e o reconhecimento que merecem, mas posso garantir que nesses 4 anos de TNFM eu conheci muitas pessoas talentosas, determinadas, criativas, ousadas e incríveis. Cada artista, cada design, cada fotografo que tive a oportunidade de conhecer e trabalhar me inspiraram a continuar fazendo o que faço.

E hoje, nesse texto, gostaria de falar de artistas, marcas, criadores brasileiros que trazem um trabalho incrível, com propósito, design e alma.


 


A RAO é uma marca de acessórios em cerâmica fria, feitos à mão, que trazem a leveza e autenticidade como principal premissa. Todas as peças trazem inspirações dos elementos da natureza, e são todas pintadas com tintas de terra, ou seja, tintas feitas diretamente da terra, que não trazem nenhuma química em sua composição a marca existe desde 2019, e foi criada pela jornalista Maria Victória Scalco, que vê no trabalho manual uma conexão maravilhosa com a passagem do tempo e a transformação da natureza em moda.

O feito à mão, a cerâmica, trazem um toque de delicadeza, brasilidade, autenticidade e diversão as peças. Todos os produtos carregam a energia de quem faz. A marca nasceu da vontade de ocupar a mente com conexões reais e exercitar a criatividade através de peças imperfeitas que levam um estilo único para cada consumidora.





 

A Neriage é uma marca feminina que tem o conforto como um de seus principais pilares. “Valorizo muito isso e também a qualidade e o luxo nos detalhes. É um luxo sutil, um luxo que você sente, não que você mostra”.


Neriage: palavra japonesa que designa uma técnica de cerâmica em que a mistura de argilas de diferentes cores produz um efeito marmorizado. O objetivo da marca é refletir o luxo nos detalhes, na pesquisa, qualidade e acabamentos. Analogicamente, esse termo “ Neriage” pode ser utilizado na construção de roupas: diferentes tecidos combinados de modo a preservar suas partes e suas características particulares, mas formando um uno harmônico e singular.





 


Priscila, criadora da marca Guá é arquiteta em sua formação e sempre esteve muito ligada às artes plásticas. Dessa mistura toda repertórios, nasceu a Guá que era um desejo muito antigo de valorizar nossa arte e a cultura brasileira. “A melhor forma que encontrei de fazer isso foi através da joalheira” cita a estilista. Cada coleção se relaciona com artista brasileiro e traz elementos da nossa arte.

“Cada peça é inspirada em um artista ou em algo que remete à cultura brasileira. Mais do criar joias, nosso propósito é cultuar nossa identidade e mostrar que aqui nós temos artistas, músicos e compositores incríveis, tão bons quanto os de fora”

Delicadeza e formas orgânicas trazem bossa e autenticidade em suas peças.

A Guá é o orgulho de ser brasileiro de ser latino e tropical.

A gente quer mostrar o que esse país tão exuberante tem de melhor!






 

Nini Garcia é ilustradora e natural de Ribeirão Preto. Sempre teve interesse por moda e por isso resolveu cursar a faculdade.


Já cursando moda se identificou muito por ilustração, mas ela conta que sua percepção de desenho não se enquadrava nos padrões. “Mesmo assim continuei trabalhando para tentar me enquadrar. No último ano realmente vi que minha percepção do mundo através da minha arte não se enquadrava nos padrões. Resolvi deixar a faculdade no último ano. Durante esse período fora da faculdade, comecei a explorar ilustração digital e o mercado de mídias digitais. Foi então que me surgiram algumas oportunidades de trabalho e eu pude entender melhor os pontos de engajamento das pessoas e o que elas se identificavam visualmente.”


Nini se inspira na diversidade das pessoas e não se restringe a padrões. “Já trabalhando com ilustração digital fui convidada para um projeto onde eu teria total liberdade criativa (para a marca RTA). Lá eu percebi que temos um alinhamento de visão de mundo onde se preza o respeito à diversidade.

E é exatamente isso que eu represento com a minha arte.Acho importante que os artistas acreditem na sua forma de representar o mundo mesmo que os padrões tentem dizer o contrário.”





 

A EVA é uma marca que trabalha com o processo slow, com produtos éticos e sustentáveis. Onde todo o processo é transparente e há uma mensagem de repensar o consumo, ou seja optar por bens duráveis. Tanto as joias quanto os utilitários nascem da nasce da vontade de desacelerar e carregam a identidade da marca de viver o presente, sentir cada minuto do dia e atentamente materializar o hoje.


“Gostamos de pensar que o essencial para viver esteja, talvez, ligado aos primórdios, por tanto nossas inspirações vêm dos mais simples espaços”.


Exclusivamente manual e local a produção em pequena escala permite o aprofundamento na atemporalidade de cada peça. Prontas elas nos convidam a repensar a forma com que vivemos e consumimos.


Amanda Abranches é a idealizadora da marca formada em jornalismo e com especialização na área de moda.) Além do Jornalismo propriamente dito, Amanda fazia produções de moda para editoriais autorais e para a publicidade, desfile. Depois de ter sido Mãe a necessidade de desacelerar gritava e sua marca Eva nasceu a partir desse sentimento. “Hoje a Eva está caminhando e sou completamente realizada com meu trabalho! Saber que eu faço peças com as próprias mãos, idealizo, moldo, pinto, queimo. É um processo quase que gestacional onde cada resultado é, literalmente, considerado como um filho! Sou muito grata por ter a oportunidade de trabalhar com um material tão vivo e único!"





15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo