O NOVO "NORMAL" DAS SEMANAS DE MODA
17 de Julho de 2020
O mundo do encantamento, onde o sonho acontece é quando a roupa ganha vida em uma passarela. Durante o lockdown vários estilistas falaram sobre a preocupação de não conseguir transmitir a emoção do toque humano, do real, do verdadeiro através de apresentações digitais.
A indústria da moda ficou balançada com a crise gerada pelo COVID-19, é possível notar que cada marca bolou sua própria estratégia para superar esse momento. Alguns optaram pelo fashion film, outros apenas por imagens de campanha e poucos se arriscaram a apresentar uma coleção com desfile e convidados presenciais.
De qualquer forma, o desafio estimulou a criatividade. Ontem, Jacquemus apresentou sua coleção L'amour, o estilista havia desabafado algumas vezes sobre o sucateamento da indústria e uma possível parada em sua marca. Mesmo assim, ontem apreciamos uma apresentação aspirante, que vem como uma brisa suave, bem fresh e de extremo bom gosto.
As marcas Etro e Dolce & Gabbana também realizaram os seus desfiles para um grupo seleto de convidados.
Encenado ao ar livre, no jardim do Four Seasons Hotel de Milão, foi recebido com alegria pelos 80 convidados vestidos com máscaras e à distância, reunidos na hora do café da manhã com cappuccinos. "Estamos vivos e vivos!" Veronica e Kean Etro exclamaram em uma conferência de imprensa improvisada após o show. "É um ato de coragem que vem do coração ", entusiasmou Kean. "Queríamos trazer vida e energia de volta à nossa cidade", criticou Veronica. Atingida pela pandemia, a zona comercial de Quadrilatero, em Milão, geralmente ocupada por turistas, está lentamente voltando ao seu antigo eu - o Four Seasons, inaugurado há uma semana. "Nascemos otimistas", disseram eles. “Ceder à desgraça e à tristeza - não é uma opção. E queríamos quebrar o círculo da solidão. ” Música soul foi tocada ao vivo, com uma trilha sonora em homenagem ao falecido Ennio Morricone.
Ennio Morricone foi um grande compositor e maestro italiano que faleceu no dia 6 de Julho desse ano, é um dos maiores nomes da música italiana. Ele criou a trilha sonora de filmes como Cinema Paradiso, Era uma Vez na América, Por um Punhado de Dólares.
Já Dolce & Gabbana afirmaram não apoiar tanto os desfiles digitais.
"Não gosto da solução 'digital show'”, disse Domenico Dolce. “O desfile de moda não pode ser substituído por algo na tela. Você precisa do contato físico, da conexão humana. Porque a moda começa com as pessoas. ”
"Fizemos um show 'virtual' de Alta Moda no mês passado", acrescentou Stefano Gabbana. “Mas sem uma audiência, não era a mesma coisa. Perdeu sua essência"
As coleções virtuais apresentadas foram de alta moda.