Principais tendências da Alta Costura Fall 22

Todo mundo que trabalha com moda ou está sempre antenado aos acontecimentos no mundo fashion sabe que a semana de Haute Couture de Paris é o evento mais esperado pelos fashionistas. Afinal, é dali que as principais criações, tendências surgem e se confirmam.


A Haute Couture é um espaço de criação arrojada e principalmente de posicionamento de marca, onde as Maisons afirmam seus estilos, suas propostas e entregam o que há de melhor.


Nos últimos anos algumas mudanças drásticas aconteceram dentro do mundo fashion. O crescimento das mídias digitais vem impactando cada vez mais o mercado e também a equipe de criação tanto de produto quanto de imagem.


Anteriormente, eram as passarelas que ditavam as tendências e o que as pessoas desejariam comprar, hoje em dia não é mais assim. As mídias digitais na Post True Era (que começou em 2020) dão vozes para muitas pessoas, onde a opinião de muita gente importa e não só quem trabalha no mercado. Assim surgindo um cenário bem inusitado. Dando aparição para a seguinte pergunta; afinal quem tem ditado as tendências?


A semana de Haute Couture Fall 22 trouxe confirmações de tendências que já estão rolando no mercado. Tendências que já apareceram e que surgiram nas mídias digitais. Anteriormente os estilistas traziam propostas de inovação, mas especialmente nessa edição nós vemos a confirmação de muitas tendências que surgiram no Instagram e que estão na passarela agora.


O lado positivo de tudo isso é que as marcas querem ouvir realmente o que as pessoas procuram de uma forma menos impositora.


E com isso separei as principais tendências que irão continuar no mercado.


Trend #01

O verde Bandeira.

Começamos pela cor.

Falar sobre cor, é falar sobre desejo e sobre o subconsciente. O verde bandeira já está faz uns dois anos rolando no mundo fashion e conseguimos ver a sua permanência nas coleções apresentadas pela Balenciaga e Chanel.

O verde aparece em várias coleções em diversos tons, porém ganha ênfase em seu tom bandeira.

Após a febre de acessórios, roupas nesse tom, é super interessante observar sua permanência para o próximo ano.


Foto Balenciaga

Foto Chanel


Trend #02

Sentimento de Nostalgia

Diversas marcas trouxeram uma atmosfera nostálgica de décadas do século XX. Na coleção apresentada pela Chanel, Virgine Viard se baseou principalmente nas criações de Coco Chanel nos anos 30s. Memórias e sentimentos nostalgicos do passado como a memória ofuscante de Inès de Fressange vestida por Lagerfeld com uma jaqueta verde-relva brilhante e rosa choque (para um desfile de alta-costura da Chanel de 1988, quando Viard entrou para a casa), a alfaiataria dos anos 60s. Todas essas memórias criaram a atmosfera da coleção.


Outra marca que revistou o passado foi Schiaparelli. O tema memória também apareceu na coleção, uma das grandes inspirações de Roseberry foi sua conversa com Lacroix "Conversamos sobre (a cidade natal de Lacroix) Arles, e para ele isso significava touros pretos, cavalos brancos e o ouro do sol, que não parava de ressoar no meu ouvido. Provavelmente foi, para ele, uma conversa passageira, mas para mim foi como se alguém tivesse me encostado um pouco na parede, e eu queria fazer uma coleção que me trouxesse de volta ao tipo de moda pela qual me apaixonei e aquele período da moda que parece, em retrospecto, muito ingênuo de certa forma.”


E essa tendência aparece também na coleção da Valentino. "Esta é uma coleção profundamente pessoal, porque é toda sobre a história da Valentino”, disse Piccioli em uma coletiva de imprensa pré-show, realizada na sede da marca na Piazza Mignanelli.


Notamos também em alguns looks da Balenciaga, um certo saudosismo das silhuetas dos anos 40s.


Foto Schiaparelli


Trend #03

Think pink

Outra cor que estará em alta tanto para verão como para inverno é o rosa. Ele aparece em diversas coleções de maneira arrojada e moderna. A febre do pink veio para ficar.


Vemos na coleção da Armani Privé, uma gama de looks monocromáticos em um rosa com um leve toque lilás. Na coleção da Chanel ele também aparece em um tom bem mais claro. Há uma leveza que remete ao verão no meio do outono.


O pink também aparece na coleção da Valentino nessa temporada, ele foi cor principal na coleção RTW fall 22.


Foto Armani Privé


Foto Chanel

Trend #04

Plumas

A little party never killed nobody


Saímos dos moletons confortáveis que usamos dentro de casa para o clima festivo. Várias marcas tem trazido as plumas como uma tendência de celebração, criando mood party. Uma tendência que apareceu nas mídias digitais em diversos formatos, agora toma a grande parte das passarelas se tornando uma macro tendência.


Traduzindo em comportamento, as pessoas desejam por celebração. Podemos notar o aumento das festas, dos casamentos, do desejo em se vestir para celebrar a vida após dois anos muito difíceis da pandemia. Quem apostar em roupas para noite, pode ter certeza que terá um resultado muito positivo.


Foto Valentino


Foto Elie Saab

Trend #05

Alfaiataria


Sim, a alfaiataria tem sido uma grande tendência há bom tempo. Em diversas marcas notamos a sua presença. Sejam marcas grandes e famosas como pequenas e pouco conhecidas. Essa vontade da praticidade com a elegância a torna elemento fundamental.


E uma das principais marcas indicadoras de tendência de comportamento é a Viktor & Rolf. Eles apresentam não uma alfaiataria qualquer, mas uma alfaiataria dramática, volumosa, principalmente criativa, totalmente fora das expectativas.


"'Gostamos da ideia de roupas masculinas que não servem, uma masculinidade que não serve', elaborou Snoeren. 'E então nós mudamos para ajustá-lo', acrescentou Horsting. Em um momento em que o primeiro-ministro britânico está lutando para salvar seu governo escandaloso, ricocheteando entre desastres e renúncias de gabinete em um terno amarrotado que é cortado muito apertado em alguns lugares e pendurado desajeitadamente em outros, parecia um comentário político afiado. . E mesmo que seu chanceler e ministro da saúde não tenham renunciado, deixando você agarrado ao poder, a ideia de roupas amorfas certamente atrai. Se apenas novos começos na política fossem ativados tão simplesmente quanto puxar um cordão".


Foto Viktor & Rolf




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo