Vogue Global Conversations continua em maio e grandes nomes da moda trazem a mesma mensagem.

Atualizado: 6 de mai. de 2020

Talvez uma das tarefas mais difíceis hoje em dia é prever como será o futuro nos próximos meses. É muito difícil ser assertiva ao confronto de uma situação completamente inusitada, mas espero e quero passar uma mensagem positiva. Após tantas vídeos-conferencias, tantas lives, tantos encontros digitais e tantos “gurus”, em meio de tantas dúvidas, uma única mensagem se repete: precisamos mudar. Precisamos ressignificar aquilo que parecia ser impossível ser ressignificado e precisamos olhar com atenção para o planeta como um todo.


Todo dia uma notícia diferente é colocada na mídia a respeito da pandemia. Alguns esperam o melhor, enquanto outros estão enxergam apenas o caos. Desfiles foram cancelados, lojas foram fechadas e tudo tem sido cada vez mais difícil.


A revista Vogue está se posicionando de maneira proativa e realizando um evento global digital conhecido como Vogue Global Conversations, organizado por Anna Wintour. Em abril aconteceu a primeira edição desse encontro que reúne personalidades da moda como estilistas, jornalistas e CEOs das grandes marcas dialogando honestamente e totalmente sem filtro a respeito da atual situação que vivemos e sobre o futuro.

Embora a situação seja extremamente preocupante para todos, há uma luz de esperança no meio de tanta escuridão. Graças à essa “pausa forçada”, muitas pessoas percebem que uma atitude mais sustentável e mais consciente precisa começar entrar em ação. Anteriormente com o ritmo acelerado da indústria, parecia impossível mudar o rumo da produção e esse ritmo só aumentava com o passar dos dias. Esse momento de pausa trouxe grandes reflexões a respeito de como estávamos vivendo anteriormente. Muitos designers, que já aspiravam em produzir uma moda com menos desperdício de resíduos e de criação, já começam falar que esse tipo de atitude seria fundamental para a continuação da indústria, como foi mencionado por Natacha Ramsey- Levi, atual estilista da Chloé.

O esperado após a situação do COVID- 19 é a ressignificação e conscientização da moda com foco no desperdício gerado por ela. A conferência retorna em maio, tendo o primeiro encontro dia 06/05 com John Galliano.



Li Edelkoort disse em um podcast para a BOF (Business of Fashion) que esse vírus talvez tenha sido uma benção para o planeta porque nos obrigou a fazer as coisas que sabíamos que precisamos fazer, mas ainda não fazíamos e após essa situação fomos forçados a realizá-las. Que com certeza gerou um desastre para as pessoas e para a economia, mas que possivelmente tem ajudado muito no âmbito ambiental para a restauração do planeta, trazendo mudanças de hábitos que antes pareciam impossíveis. A pesquisadora também disse que essa situação é uma oportunidade para renovar, é um tempo de inventar.


As plataformas digitais estarão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. As compras online aumentaram, o home office foi adotado e obteve um resultado extremamente positivo para as empresas e seus funcionários. O distanciamento social realmente existe e já incorporou a rotina das pessoas. Mesmo assim, após assistir inúmeras lives e participar de inúmeras conferências digitais, o contato físico sempre será essencial para a nossa espécie. Somos seres sociáveis e precisamos estar constantemente em contato com o outro. Nada substituirá a presença física. Vemos que o digital será cada vez mais presente na vida das pessoas, como encontros no zoom, videoaulas, utilização das mídias sociais, mas sempre como ferramenta de melhoria à nossa comunicação.


Por mais difícil que seja tudo isso, é necessário ter fé e tentar tirar o melhor desse momento para um novo recomeço, gerar um recomeço mais consciente e de união. Precisamos utilizar das nossas melhores ferramentas como a criatividade, as plataformas digitais, a inovação para trazer o melhor de nós. Como disse Marc Jacobs na conferência Vogue Global Conversantion "a criatividade nunca morrerá".






7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo